Exército Brasileiro
Exército Brasileiro
Diretoria de Serviço Geográfico
Geoportal do Exército Brasileiro
Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
EXÉRCITO BRASILEIRO SERVIÇO GEOGRÁFICO

A DSG disponibilizou no Geoportal do Exército as Especificações Técnicas para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV) versão 3.0 e o Caderno de Instrução de Geoinformação (CI Geoinfo) 1ª edição. As portarias de aprovação foram publicadas no Boletim do Exército nº 51, de 21/12/2018.

A ET-ADGV 3.0 descreve as regras de aquisição para os objetos qe obedecem à modelagem das Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) 3.0, homologada pela CONCAR em dezembro de 2018. A ADGV é fundamental para os produtores de geoinformação pois define como cada tipo de objeto da EDGV 3.0 deve ser criado. O arquivo PDF está disponível na página da ADGV no Geoportal.

O Caderno de Instrução de Geoinformação (CI Geoinfo) apresenta uma série de conhecimentos teóricos e práticos no uso da Geoinformação. O documento vem sendo usado como material de estudo no Estágio de Geoinformação para Corpo de Tropa ministrado no 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO). A edição atual tem ênfase no software QGIS 2.18, acompanhando o desenvolvimento dos plugins DSGTools e DSGTools Op. Nesse sentido, à medida que os plugins migrem para o QGIS 3, o CI Geoinfo será atualizado. O arquivo PDF está disponível na página de Normas no Geoportal.

As figuras a seguir ilustram exemplos de páginas dos documentos publicados.

Exemplo de página da ET-ADGV 3.0.
Exemplo de página do CI Geoinfo.